Urologia

Especialidade médica responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis. Realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.

Quando procurar um urologista?
Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário e em caso de doenças sexualmente transmissíveis:
- Impotência sexual
- Ejaculação precoce
- Infertilidade
- Pedra nos rins
- Dificuldade em urinar
- Incontinência urinária
- Infecções urinárias
- Inflamação no trato urinário
- Varicocele, em que há dilatação das veias do testículo, causando acúmulo de sangue, dor e inchaço

Os homens a partir dos 50 anos devem anualmente terem uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que se trata de uma doença com incidência maior em homens após os 50 anos.
Caso haja na família, outros familiares próximos com câncer de próstata, é necessária uma consulta por ano a partir dos 40 anos de idade, em que será feito o exame do toque retal e outros com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer.