Exames laboratoriais

Fazer os exames de sangue de rotina é a melhor forma de detectar doenças em fase inicial, quando muitas delas podem ser tratadas de forma mais simples e eficiente.

Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico. Um conjunto de exames e testes realizados por encaminhamento do médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico, acompanhamento do paciente, coletar dados epidemiológicos ou, simplesmente, um check-up para prevensão de doenças.

Os exames, também desenvolvem um papel muito importante dentro da medicina preventiva, considerando que, quando bem realizados, os exames laboratoriais têm colaborado com o diagnóstico e prevenção de diversas patologias.
A validade do exame laboratorial é curta e exemplifica o que está ocorrendo com nosso corpo no dia do exame, por isso o exame perde a validade quando feito em um dia e levado após 1 mês ao médico.

Cada paciente demanda um tipo diferente de exame, de acordo com seu histórico médico, suas condições de saúde e a avaliação do profissional. Porém, existem alguns exames de rotina que devem ser feitos periodicamente durante o check-up.

1. Hemograma

É o exame básico que avalia três linhagens do sangue:

• as hemácias, cuja quantidade costuma diminuir em mulheres no período menstrual e aumentar em pacientes fumantes;
  • os leucócitos, que em nível elevado indicam processo infeccioso e, em nível baixo, alertam para diminuição da imunidade;
  • as plaquetas, cuja dosagem é imprescindível antes de cirurgias.

O hemograma ajuda a identificar doenças como anemia, leucemia e até dengue.

2. Colesterol

Os níveis de colesterol se dividem em:

• HDL, chamado de colesterol bom, que protege os vasos sanguíneos;
  • LDL e VLDL, o colesterol ruim, que obstrui a passagem de sangue e aumenta o risco de infarto.

Além dos valores individuais, é importante avaliar a proporção de cada componente ao analisar os resultados dos exames de sangue de rotina de um paciente.

3. Glicemia

Os níveis de glicose (açúcar) no sangue devem ser medidos após jejum de 8 horas, e identificam a diabetes e outras alterações metabólicas. O exame deve ser repetido para confirmar o diagnóstico, que também considera o exame clínico do paciente.

4. HIV

O exame que detecta o vírus HIV identifica, na verdade, os anticorpos produzidos pelo organismo quando infectado. Porém, pode ocorrer um resultado falso negativo na fase inicial da doença ou no período chamado de janela imunológica (quando a pessoa já possui o vírus, ainda que não seja detectado).
É por isso que os exames de sangue de rotina costumam incluir o teste de HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis para pacientes com vida sexual ativa.

5. Triglicerídeos

Os triglicérides são gorduras que podem ser produzidas pelo próprio organismo ou obtidas pela alimentação, e a dosagem de seus níveis permite avaliar o risco de doenças do coração e inflamação do pâncreas.

6. PSA

Exclusivo para homens, o exame que detecta os níveis da proteína PSA ajuda a identificar infecção e câncer de próstata. Qualquer alteração na glândula aumenta os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico). Combinado ao exame de toque, a dosagem de PSA faz parte dos exames de sangue de rotina dos pacientes masculinos.

7. Ácido úrico

Resultado da metabolização de proteínas pelo organismo, o ácido úrico em níveis altos está associado à gota, cálculo renal, aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares. Em alguns casos, o aumento do ácido úrico se deve ao excesso de consumo de carne e bebidas alcoólicas.
Em geral, a dosagem de ácido úrico é solicitada acompanhada de exames como ureia e creatinina, que avaliam a função dos rins e permitem calcular o volume de sangue filtrado a cada minuto. A avaliação em conjunto desses exames é indicada principalmente para detectar uma possível insuficiência renal.

8. Toxicológico

O exame toxicológico é um exame capaz de identificar na queratina presente em uma amostra de cabelo ou de pelo a presença de substancias psicoativas como cocaína, maconha, anfetaminas, metanfetaminas, opioides, entre outras.

9. Sexagem Fetal

O exame de sexagem fetal consiste na investigação do cromossomo Y no sangue materno, uma vez que somente indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo. Se o exame detectar o cromossomo Y significa que o bebê é um menino. Já ausência desse cromossomo significa que o bebê é XX, ou seja, a gestação é de uma menina.

10. Papanicolau

O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.
Detecta quais doenças?
Clamídia;
Sífilis;
Gonorreia;
HPV;
Candidíase;
Tricomoníase;
Detectar presença de nódulos ou cistos.

11. DST

É um grupo de doenças contraídas por meio do ato sexual, sem proteção (camisinha), onde há troca de fluídos dos órgãos genitais. Elas podem ser de origem viral, bacteriana ou por parasitas.
Entre as mais comuns estão a Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas são associadas a frequente troca de parceiros, mas casais sadios também podem apresentar DST’s como a candidíase.
Consideradas um problema de saúde pública e com tratamento complexo, essas doenças podem gerar graves complicações como esterilidade, aborto, deficiência física e mental.