Ultrassonografia

Ultrassonografia e ecografia são a mesma coisa.
Os dois nomes se referem ao mesmo exame, portanto não há problema nenhum se o médico solicitar uma “ultrassonografia” e a clínica agendar uma “ecografia”.

É um exame de diagnóstico por imagem. Ela utiliza a tecnologia do ultrassom para permitir a visualização do interior do corpo de forma indolor, sem que seja necessário fazer uma cirurgia e sem utilizar nenhum tipo de radiação.
O exame de ecografia possibilita a identificação de alterações em órgãos como mamas, útero, ovários, fígado, pâncreas, baço, tireoide, próstata, rins e vias urinárias, entre outros.
A ultrassonografia é um dos principais exames durante a gestação.

O exame de ecografia ou ultrassonografia é realizado com o ecógrafo, um aparelho que emite ondas de ultrassom em diferentes frequências. Que permite analisar a anatomia de uma região ou órgão, observar seu funcionamento em tempo real e verificar se existe alguma área de alteração ou lesão. Permite identificar inflamações, infecções, cistos, nódulos, pólipos, massas, obstruções, tumores e metástases, entre outros achados.

Por não utilizar radiação ionizante, a ultrassonografia serve para confirmar a gestação, determinar a idade gestacional e acompanhar o desenvolvimento do feto e as condições da mãe sem oferecer riscos.